Quem Somos ...
Coordenação
Formação: Doutora em Ciências Humanas-Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2019); Mestrado em Educação pela Universidade Estácio de Sá Linha de Representações Sociais (2010); Especialização Lato Sensu na UFF/RJ Formação de Professores em Empreendedorismo e Gestão para o Ensino Médio (2023). Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Cândido Mendes (Ucam) e Psicopedagoga Clínica pelo Centro Psicopedagógico do Rio de Janeiro (Ceperj). Especialização em Ciência das Religiões pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá (FIJ). Graduou-se em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Joinville (SC).
Atuação profissional: Professora do mestrado em Novas Tecnologias Digitais na Educação do Centro Universitário Carioca - UNICARIOCA, atuando com a disciplina Desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Inovadoras Aliadas da Educação do Século XXI e pesquisadora do Laboratório de Avaliação Educacional (LAEd) PUC-RIO. Professora aposentada da Educação Básica (Fundamental I). Servidora pública (SEEDUC) com atuação na Inspeção Escolar e na Formação da Escola de Aperfeiçoamento dos Servidores da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (UNIVERSEEDUC).
Temas de investigação: Avaliação da aprendizagem; Juventudes; Novíssimos Movimentos Sociais Políticas Públicas Educacionais; Avaliação educacional; Gestão.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1420512361142420
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1137-0432
Integrantes
Formação: Mestre em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2013) e Mestrando em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca – UNICARIOCA. Especialização em Matemática para o Ensino Superior pela FEUDUC (2007) e Especialização em Matemática para o Ensino Fundamental e Médio pela Castelo Branco (2008). MBA em Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento pela Universidade Estácio de Sá (2019) e MBA em Educação Inovadora e Tecnologias pela UNINASSAU (2023). Graduou-se em Matemática pela UNIGRANRIO (2005), em Pedagogia pela UNIVERSO (2017), em Geografia pela UNICESUMAR (2021) em Game Design pela UNINASSAU (2022) e em Educação Física pela pela UNIFATECIE (2024).
Atuação profissional: Atualmente trabalho como professor concursado de Matemática no município de Duque de Caxias, desde 2006 e, como professor concursado de Matemática no município de São Gonçalo, desde 2008. Já atuei como professor de matemática na rede particular, no sistema SENAI de ensino, para o Governo do Estado do Rio de Janeiro e para as prefeituras de Maricá, Rio de Janeiro e Nova Iguaçu.
Temas de investigação: Avaliação da aprendizagem; Democracia; Gestão Escolar; Educação de Jovens e Adultos; Ensino de Matemática.
CV Lattes: https://lattes.cnpq.br/5470458609789138
ORCID: https://orcid.org/0009-0006-0086-5217
Daiane Fernandes G. de Alexandria
Formação: Mestranda em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca – UNICARIOCA, Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Augusto Mota -UNISUAM (2019). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2015)
Atuação profissional: Diretora geral de uma Unidade Municipal de Educação Infantil na Prefeitura de Niterói desde 2018, Já atuei como professora e coordenadora na rede Municipal de Niterói, e como professora na rede privada .
Temas de investigação: Educação infantil; Tecnologias Digitas na Educação; Formação de Professores; Práticas pedagógicas.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6009552407770275
ORCID: https://orcid.org/0009-0003-9424-6166
Formação: Mestranda em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca – UNICARIOCA, Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) (2011) Graduada em Letras pela Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO (1997)
Atuação profissional: Atuo na Rede Municipal de Niterói desde 2018 como Professora de Referência em turmas de Aceleração da Rede; professora de língua portuguesa no segmento de EJA e também nas turmas do Ensino Regular de 3º e 4º ciclos. Atuei na Rede Privada por mais de vinte anos trabalhando dentre outras escolas, na Escola Americana do Rio de Janeiro (OLM).
Temas de investigação: O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC como forma de despertar o interesse pela leitura no aluno do Ensino Fundamental II; Leitura; Literatura; Leitor; Oralidade; Podcast.
Formação: Mestrando em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca – UNICARIOCA, Especialização em Computação Forense (2017) - IPOG. Graduado em Rede de Computadores pela Unicarioca (2013).
Luciana Barcellos
Formação: Mestranda em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca – UNICARIOCA. Especialização em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Única (2021). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2012).
Atuação profissional: Atuo há 7 anos na educação básica nas redes públicas de ensino, nos municípios de São Gonçalo e Niterói.
Temas de investigação: Literatura Infantil; Produção Textual; Novas Tecnologias na Educação.
CV Lattes:https://lattes.cnpq.br/9287807275013632
Formação: Mestranda em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca – UNICARIOCA. Graduou-se em Estatística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007) e em Pedagogia pela Estácio (2022).
Atuação profissional: Atualmente trabalho como professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental na Prefeitura do Rio de Janeiro desde 2000.
Temas de investigação: Alfabetização; Educação Inclusiva; Transtorno do Espectro Autista; Tecnologias Digitais; Ensino Fundamental.
CV Lattes: https://lattes.cnpq.br/3754747287411178
ORCID: https://orcid.org/0009-0002-1190-5043
Rosângela da Silva Wyterlin
Formação: Mestranda em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca – UNICARIOCA. Especialização em Saúde Mental e Desenvolvimento Infanto Juvenil pela Santa Casa de Misericórdia do RJ. Graduada em Psicologia Clínica pela UERJ (1993) e em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (2006)..
Atuação profissional: Atualmente atuo na Gestão Adjunta da Naei Sebastião Luiz Tatagiba em Niterói. Professora de Educação Infantil na Prefeitura de Nova Iguaçu (2011), Professora de Ensino Profissionalizante no Programa Escola de Fábrica do Governo Federal, MEC-Cefet (2010 a 2012).
Temas de investigação: História da Inserção da Arte no sistema educacional; Políticas Públicas Educacionais para o ensino de Artes; Possibilidades para o Ensino de Artes na Educação formal; Inovações Tecnológicas aliadas à Arte na Educação.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4107622226089999
ORCID: https://orcid.org/0009-0008-3188-3316
Formação: Mestranda em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca – UNICARIOCA. Especialização em Alfabetização e Letramento e Docência e Prática da Meditação pela Universidade Estácio de Sá (2020). Graduação em Letras e Literatura pela Universidade Estácio de Sá (2007).
Atuação profissional: Com 21 anos de regência na rede pública, atualmente atuo como Coordenadora Pedagógica em uma Escola de Fundamental I, no Município do Rio de Janeiro. Eventualmente estou em sala de aula em regência junto às turmas de 1º ao 6º ano.
Temas de investigação: Alfabetização; Letramento; Formação de Professores; Tecnologias Digitais na Educação; Sequências Didáticas; Oralidade; Leitura.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6253960026743010
ORCID: https://orcid.org/0009-0003-8892-408X