Quem Somos ...

Coordenação 

Adriana da Silva Lisboa Tomaz (Coordenadora)

Formação: Doutora em Ciências Humanas-Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2019); Mestrado em Educação pela Universidade Estácio de Sá Linha de Representações Sociais (2010); Especialização Lato Sensu na UFF/RJ Formação de Professores em Empreendedorismo e Gestão para o Ensino Médio (2023). Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Cândido Mendes (Ucam) e Psicopedagoga Clínica pelo Centro Psicopedagógico do Rio de Janeiro (Ceperj). Especialização em Ciência das Religiões pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá (FIJ). Graduou-se em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Joinville (SC).

Atuação profissional: Professora do mestrado em Novas Tecnologias Digitais na Educação do Centro Universitário Carioca - UNICARIOCA, atuando com a disciplina Desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Inovadoras Aliadas da Educação do Século XXI e pesquisadora do Laboratório de Avaliação Educacional (LAEd) PUC-RIO. Professora aposentada da Educação Básica (Fundamental I). Servidora pública (SEEDUC) com atuação na Inspeção Escolar e na Formação da Escola de Aperfeiçoamento dos Servidores da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (UNIVERSEEDUC).

Temas de investigação: Avaliação da aprendizagem; Juventudes; Novíssimos Movimentos Sociais  Políticas Públicas Educacionais; Avaliação educacional; Gestão.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1420512361142420

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1137-0432

Integrantes

Ana Angélica Lourenço de Almeida

Formação: Mestranda em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca – UNICARIOCA; Especialização em Docência de Ensino Superior pela Universidade Castelo Branco – (2000); Graduação em Letras pela Fundação Educacional Campograndense – FEUC (1986); Graduação em Pedagogia pela Universidade Castelo Branca (1992). 

Atuação profissional: Atuou como Diretora de Escola, Diretora Adjunta, Coordenadora Pedagógica e articuladora de Creche no município do Rio de Janeiro de 1990 a 2015.  Em Supervisão Pedagógica no Município de Nova Iguaçu de 1985 a 1995. Professora de Língua Portuguesa no estado do Rio de Janeiro e no Município de Itaguaí de 1990 a 2021. Atualmente exercendo a função de Supervisora Educacional na Diretoria de Formação Inicial e Continuada – DIF, Cursos FIC da FAETEC. 

Temas de investigação: Novas Tecnologias Digitais na Educação; Otimização da Informação e Comunicação. Equipes gestoras e pedagogos; Formação continuada. 



Ana Cristina Von Calmbach

Formação: Mestranda  em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca – UNICARIOCA; Especialização em Direito Educacional pelo Centro Universitário de Araraquara - UNIARA (2017); Graduação em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2011); Especialização em Administração Escolar pela Universidade Cândido Mendes (2005); Graduação em Pedagogia pela UFRJ (2004).

Atuação profissional: Atuo como Pedagoga há 10 anos. Atualmente trabalho no IBGE, na área de Educação Corporativa, implementando cursos na plataforma da Escola Virtual IBGE e atendendo aos participantes dos cursos on-line e presenciais, oferecidos pela instituição. Anteriormente, atuei em função semelhante no Setor de Formação Permanente da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Unirio. Entre 2013 e 2015, exerci várias funções no Instituto Federal do Amapá – IFAP, desde a Coordenação Pedagógica do Ensino Técnico até a Coordenação de Apoio à Direção de Ensino. 

Temas de investigação: Tecnologias Digitais na Educação; Sequências Didáticas; Educação Corporativa; Desenho Instrucional; Administração Escolar; Direito Educacional; Direito Administrativo; Alfabetização; Letramento.




Augusto Schwager de Carvalho

Formação: Mestre em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2013) e Mestrando  em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca – UNICARIOCA. Especialização em Matemática para o Ensino Superior pela FEUDUC (2007) e Especialização em Matemática para o Ensino Fundamental e Médio pela Castelo Branco (2008). MBA em Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento pela Universidade Estácio de Sá (2019) e MBA em Educação Inovadora e Tecnologias pela UNINASSAU (2023). Graduou-se em Matemática pela UNIGRANRIO (2005), em Pedagogia pela UNIVERSO (2017), em Geografia pela UNICESUMAR (2021) em Game Design pela UNINASSAU (2022) e em Educação Física pela pela UNIFATECIE (2024). 

Atuação profissional: Atualmente trabalho como professor concursado de Matemática no município de Duque de Caxias, desde 2006 e, como professor concursado de Matemática no município de São Gonçalo, desde 2008. Já atuei como professor de matemática na rede particular, no sistema SENAI de ensino, para o Governo do Estado do Rio de Janeiro e para as prefeituras de Maricá, Rio de Janeiro e Nova Iguaçu.    

Temas de investigação: Avaliação da aprendizagem; Democracia; Gestão Escolar; Educação de Jovens e Adultos; Ensino de Matemática.

CV Latteshttps://lattes.cnpq.br/5470458609789138

ORCID: https://orcid.org/0009-0006-0086-5217


Daiane Fernandes G. de Alexandria 

Formação: Mestranda  em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca – UNICARIOCA, Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Augusto Mota  -UNISUAM (2019). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2015) 

Atuação profissional: Diretora geral de uma Unidade Municipal de Educação Infantil na Prefeitura de Niterói desde 2018, Já atuei como professora e coordenadora na rede Municipal de Niterói, e como professora na rede privada . 

Temas de investigação: Educação infantil; Tecnologias Digitas na Educação; Formação de Professores; Práticas pedagógicas.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6009552407770275

ORCID: https://orcid.org/0009-0003-9424-6166


Deyse Garios Mendes

Formação: Mestranda em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca – UNICARIOCA, Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) (2011) Graduada em Letras pela Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO (1997) 

Atuação profissional: Atuo na Rede Municipal de Niterói desde 2018 como Professora de Referência em turmas de Aceleração da Rede; professora de língua portuguesa no segmento de EJA e também nas turmas do Ensino Regular de 3º e 4º ciclos. Atuei na Rede Privada por mais de vinte anos trabalhando dentre outras escolas, na Escola Americana do Rio de Janeiro (OLM).

Temas de investigação: O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC como forma de despertar o interesse pela leitura no aluno do Ensino Fundamental II; Leitura; Literatura; Leitor; Oralidade; Podcast.


Erick Neves Martinez

Formação: Mestrando  em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca – UNICARIOCA, Especialização em Computação Forense (2017) - IPOG. Graduado em Rede de Computadores pela Unicarioca (2013).

Atuação profissional: Coordenador de segurança da informação na Riocard Tecnologia desde 2019 e instrutor oficial da certificação Security+ na empresa AcadiTI desde de 2023, além de atuar como períto em casos de cybercrime na empresa Consiste Seguros desde de 2018.

Temas de investigação: Tecnologias Digitas na Educação; Formação de Professores; Segurança da informação.



Luciana Barcellos

Formação: Mestranda  em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca – UNICARIOCA. Especialização em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Única (2021). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2012).

Atuação profissional: Atuo há 7 anos na educação básica nas redes públicas de ensino, nos municípios de São Gonçalo e Niterói.

Temas de investigação: Literatura Infantil; Produção Textual; Novas Tecnologias na Educação. 

CV Lattes:https://lattes.cnpq.br/9287807275013632


Renata Marques Costa

Formação: Mestranda  em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca – UNICARIOCA. Graduou-se em Estatística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007) e em Pedagogia pela Estácio (2022).

Atuação profissional: Atualmente trabalho como professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental na Prefeitura do Rio de Janeiro desde 2000. 

Temas de investigação: Alfabetização; Educação Inclusiva; Transtorno do Espectro Autista; Tecnologias Digitais; Ensino Fundamental. 

CV Latteshttps://lattes.cnpq.br/3754747287411178

ORCID: https://orcid.org/0009-0002-1190-5043


Rosângela da Silva Wyterlin

Formação: Mestranda  em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca – UNICARIOCA. Especialização em Saúde Mental e Desenvolvimento Infanto Juvenil  pela Santa Casa de Misericórdia do RJ. Graduada em Psicologia Clínica pela UERJ (1993) e em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (2006).. 

Atuação profissional: Atualmente atuo na Gestão Adjunta da Naei Sebastião Luiz Tatagiba em Niterói. Professora de Educação Infantil na Prefeitura de Nova Iguaçu (2011), Professora de Ensino  Profissionalizante no Programa Escola de Fábrica do Governo Federal, MEC-Cefet (2010 a 2012).

Temas de investigação: História da Inserção da Arte no sistema educacional; Políticas Públicas Educacionais para o ensino de Artes; Possibilidades para o Ensino de Artes na Educação formal; Inovações Tecnológicas aliadas  à Arte na Educação.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4107622226089999

ORCID: https://orcid.org/0009-0008-3188-3316


Taís Ferraz Duarte

Formação: Mestranda  em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca – UNICARIOCA. Especialização em Alfabetização e Letramento e Docência e Prática da Meditação pela Universidade Estácio de Sá (2020). Graduação em Letras e Literatura pela Universidade Estácio de Sá (2007).

Atuação profissional: Com 21 anos de regência na rede pública, atualmente atuo como Coordenadora Pedagógica em uma Escola de Fundamental I, no Município do Rio de Janeiro. Eventualmente estou em sala de aula em regência junto às turmas de 1º ao 6º ano. 

Temas de investigação: Alfabetização; Letramento; Formação de Professores; Tecnologias Digitais na Educação; Sequências Didáticas; Oralidade; Leitura. 

CV Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6253960026743010

ORCID: https://orcid.org/0009-0003-8892-408X